Encontro com o objetivo de provocar reflexões sobre a diversidade social nos processos de Orientação Profissional e de Carreira.
Evento gratuito para associados da ABRAOPC 2024! Faça sua inscrição na III Jornada Online AQUI
Caso você não seja associado, confirma os benefícios! Você poderá realizar a associação AQUI
Programação:
8h às 10h – Mesa redonda 1 | “Trabalho decente e inclusão: repensando barreiras e modelos de carreira
Título: Dimensões estruturais e Barreiras de Carreira na OPC Brasileira
Ministrante: Prof. Dr. Alexsandro de Andrade
Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Cataria. Doutor em Psicologia, no campo de psicometria, avaliação psicológica e relacionamento interpessoal. Possui Pós-doutorado em Desenvolvimento Profissional e Personalidade pela Hawaii University, (Estados Unidos. Coordena o Laboratório de Carreiras Contemporâneas na Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento de carreira, interações trabalho-família e justiça social.
Título: Trabalho decente com pessoas em situação de vulnerabilidade
Ministrante: Prof. Dr. João Carlos C. Messias
Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia, com pós-doutorado em Saúde Mental dos Trabalhadores. Psicoterapeuta vinculado ao The International Focusing Institute (https://focusing.org/search/node/messias). Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Campinas. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da PUC Campinas. Foi Editor da Revista Sul-Americana de Psicologia e Editor Associado da Revista Estudos em Psicologia (Campinas). Foi coordenador do curso de Graduação em Psicologia do UNISAL por 11 anos. Orientou mais de 120 trabalhos de conclusão de curso em Administração e Psicologia. Atuou em empresas do grupo Ticket e DPaschoal na área de Recursos Humanos.
Título: Desenvolvimento Profissional: repensando modelos a partir de uma perspectiva inclusiva
Ministrante: Dra. Luciana Mourão
Psicóloga e doutora em Psicologia, graduada e mestre em Administração e graduada em Comunicação Social, Administração e Psicologia. É professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Aprimora – Núcleo de Estudos em Trajetória e Desenvolvimento Profissional.
10h30 às 12h – Conferência “Repensando as metodologias de orientação para a carreira com um enfoque de justiça social”
*Com tradução simultânea
Ministrante: Dra. Soledad Romero-Rodríguez
Professora Titular da especialidade em Orientação Profissional no Departamento de Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação da Universidade de Sevilha. Sua atividade de pesquisa tem sido vinculada ao design e desenvolvimento de intervenções de orientação profissional, à formação em competências de gestão de carreira, às metodologias inovadoras de pesquisa e de orientação.
13H30 às 15h – Diversidade na inserção profissional dos egressos da educação superior: A inclusão por processo
Esse bate-papo tem como objetivo apresentar a 3 edição da pesquisa de empregabilidade ABMES/Symplicity, que contou com mais de 8 mil respondentes, egressos do ensino superior e mais de 120 instituições de ensino superior no Brasil. Os resultados servirão de base para o diálogo e proposições para uma atuação pró-ativa da instituição e dos orientadores na promoção da equidade na inserção e permanência dos profissionais no mercado de trabalho.
Ministrantes:
Gabriel Modica Custódio – Gerente Nacional Symplicity Brasil
Gabriel Custódio ocupa a posição de Regional Manager e lidera o relacionamento da Symplicity com as Instituições de Ensino no Brasil. Administrador de empresas pela UFRG, tem a carreira dedicada à tecnologia e educação superior. Apoiando instituições de ensino a incorporar tecnologias em seus processos de forma a impulsionar o aprendizado e os resultados de vida dos alunos.
Dra. Thaline Moreira – Vice-presidente da ABRAOPC.
Thaline é psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (Universidade São Francisco). Realizou Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES, na Universidade de Lisboa – Portugal. Pós-Doutora em Psicologia (PUCRS) e sub líder do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento de Carreira (GEDC) da PUCRS. Atualmente é consultora de carreira no PUCRS Carreiras.
15h15 às 16h45 -Mesa redonda 2 | Desafios e Oportunidades na OPC: Diversidade Etária, Racial e de Gênero em Foco
Título: Repensando Carreiras após os 50: Revisão das Práticas e Intervenções
Ministrante: Profa. Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia (UFRGS). Professora dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Psicologia na PUCRS. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento de Carreira, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Coordenadora da Especialização em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e Autorrealização na PUCRS. Mais de 15 anos de experiência como orientadora profissional e de carreira. Co-fundadora da Matü Hub de Carreira e Insights e Idealizadora e Host do GEDCast Descobrindo Carreiras.
Título: Carreira para pessoas negras: por que falar de raça/ cor na orientação profissional e de carreira?
Ministrante: Juliana Pereira
Psicóloga, Mestra em Psicologia pelo PPGP/UFES. Doutoranda – Estudando sobre desenvolvimento de carreira de pessoas negras. Integrante do LABAMP (Laboratório de Avaliação e Mensuração Psicológica) no departamento de Psicologia da UFES. Atuo como integrante no projeto de extensão “Carreiras contemporâneas e Justiça Social”. Os principais temas de interesse em pesquisa são relacionados a: Relações interétnicas, Orientação profissional e de carreira e desenvolvimento de instrumentos psicológicos.
Título: Intervenções para Igualdade de Gênero: Uma abordagem interseccional e focada nos contextos
Ministrante: Dra Ligia Carolina Oliveira-Silva
Ligia Carolina Oliveira-Silva é Professora de Psicologia Social, do Trabalho e Organizacional na Universidade Federal de Uberlândia, Brasil, e Pesquisadora Visitante no Global Institute for Women’s Leadership da Australian National University, Austrália. Sua pesquisa foca em entender por que as mulheres enfrentam dificuldades para ingressar, permanecer e ascender em suas carreiras, além dos fatores que contribuem para o empoderamento econômico das mulheres e a redução das desigualdades de gênero interseccionais. Seus atuais projetos abrangem pesquisas sobre interseccionalidades, liderança, barreiras para mulheres nas áreas de STEM, comportamentos de apoio à carreira, orientação de carreira e programas de mentoria para mulheres.
17h – Conferência “Diversidade em OPC: Utopia, fantasia ou realidade?
Ministrante: Leonardo de Oliveira Barros (UFBA/RBOP)
Doutor em Psicologia. Professor do PPG em Psicologia da UFBA. Editor-Chefe da RBOP
Esta conferência tem por objetivo debater como a diversidade é frequentemente promovida como um valor no campo da orientação profissional e de carreira, mas muitas vezes esconde desafios profundos e barreiras estruturais que perpetuam desigualdades. Será analisado se as estratégias atuais são realmente capazes de promover uma inclusão efetiva ou se permanecem no reino da utopia e da fantasia. Através da análise de práticas e de produções da área, serão apresentadas as lacunas existentes entre os ideais de diversidade e a prática real. Pretende-se, assim, oferecer uma visão crítica e prática sobre como tornar a diversidade uma realidade tangível e impactante no desenvolvimento de carreiras.