Quem Somos

A Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) foi criada durante a realização do I Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional realizado em Porto Alegre, de 24 a 27 de novembro de 1993. Este Simpósio foi organizado pelo Instituto do Ser Psicologia e Psicopedagogia, de São Paulo, representado por sua Coordenadora, psicóloga e professora Marilu Diez Lisboa, e pela psicóloga e professora Maria Célia Lassance, que na época coordenava o Serviço de Orientação Profissional da UFRGS.

Os profissionais interessados agregaram-se a partir do ideal de construir algo que significasse o desenvolvimento da Orientação Profissional no Brasil, unindo esforços e experiências de profissionais que compartilhavam dos mesmos questionamentos, das mesmas angústias, das mesmas inquietações e do sentimento de isolamento, frequente no cotidiano profissional.

A Assembleia Geral que criou a ABOP, durante o I Simpósio, reuniu um número significativo de orientadores profissionais do Brasil, numa composição multidisciplinar, com o primordial objetivo de agir eticamente, respeitando o rigor científico e o compromisso com a população na prestação de serviços, pesquisa e formação de Orientadores Profissionais.

Em 2022, refletindo o novo contexto de carreira do Século XXI, acrescentamos a letra C à sigla da Associação, deixando seu compromisso com a construção de carreira mais evidente. Através da junção BRA, ressaltamos a missão da marca em esfera nacional. A nova tipografia transmite modernidade: ao mesmo tempo que as letras possuem aberturas, elas estão conectadas, mostrando que uma carreira sólida é fruto da sua construção. Agora, somos ABRAOPC.

Por que me associar?

Vantagens de ser um associado ABRAOPC

Cadastre-se e faça parte da ABRAOPC