Agora somos ABRAOPC

O ano foi 1993 quando, no primeiro Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional e Ocupacional, um grupo de profissionais identificou a necessidade de uma valorização maior da área. Foi então que, juntando esforços, experiências e compartilhando os mesmos ideais, criou-se a ABOP: Associação Brasileira de Orientação Profissional.

Ao longo dos seus 29 anos de trajetória, a ABOP formou profissionais qualificados, promoveu encontros científicos e contribuiu para a divulgação da ciência e de boas práticas na área de Orientação Profissional – se tornando referência no mercado de atuação.

Com o crescimento do número de associados e associadas e o aumento da imprevisibilidade do mercado de trabalho, a ABOP percebeu a necessidade de um olhar mais abrangente e de longo prazo – que combinasse, também, com a sua nova visão de futuro.

Agora a ABOP não quer apenas auxiliar em direcionar para a profissão ideal: ela quer participar ativamente na formação de orientadores profissionais, na construção de carreiras significativas e na promoção do trabalho decente.

Em 2022, refletindo esta nova fase, acrescentamos a letra C à sigla da Associação, deixando seu compromisso com a construção de carreira mais evidente. Através da junção BRA, ressaltamos a missão
da marca em esfera nacional. A nova tipografia transmite modernidade: ao mesmo tempo que as letras possuem aberturas, elas estão conectadas, mostrando que uma carreira sólida é fruto da sua construção.

Agora, somos ABRAOPC.

Manifesto:

Para viver o futuro, é preciso estar em constante mudança.
Mudar é sinônimo de inovar.
Somos o ato de explorar, conhecer e construir algo novo – somos a expectativa na presença da realidade.
Reinventamos, reinterpretamos e redescobrimos.
Viemos da necessidade de concretizar sonhos e mostrar caminhos, de conhecer e autoconhecer, de recriar e transformar.
Somos um novo jeito de desenvolver, voltado para as mudanças.
Somos aquilo que caminha com você na melhor direção.
Representamos uma nova fase e tudo que o futuro pede – e ele pede uma nova identidade.

É tempo de um novo tempo.
É tempo de ser ABRAOPC.